UFC Porto Alegre sem gaúchos no card. Será que no TUF Brasil 4 isso se repetirá?

Em dezembro passado, quando do anúncio da realização do Ultimate Fighting Championship na capital do Rio Grande do Sul, o “embaixador do UFC” Fabrício Werdum, respondendo a questionamento elaborado na coletiva de imprensa, afirmou que “o UFC em Porto Alegre contaria com atletas gaúchos”.

Entretanto, com o card do UFC Fight Night 61 praticamente definido, a realidade apresentada é totalmente diferente e frustrante para os fãs gaúchos do MMA. Dos 12 combates anunciados até o presente momento, o lutador mais próximo do Rio Grande do Sul é o carioca Ivan Jorge “Batman”, radicado em Florianópolis há mais de 5 anos e treinando na Team Tavares. Nenhum lutador nascido ou representando uma equipe gaúcha foi chamado para compor o plantel de atletas do UFC e escalado para o card do evento do dia 22 de fevereiro.

Se não houver nenhuma alteração nos nomes já apresentados, essa será a nossa realidade. Nenhum gaúcho no card do UFC em Porto Alegre.

Resta, porém, outra alternativa para os lutadores do estado mais ao sul do Brasil: o reality show The Ultimate Fighter Brasil 4.

No dia 26 de outubro passado, um exército de atletas gaúchos se deslocou para a seleção realizada no Rio de Janeiro, dispostos a mostrar suas qualidades e técnicas de luta para conseguir uma das sonhadas vagas ao programa e serem treinados por Anderson Silva ou Maurício “Shogun” Rua, os anunciados técnicos do TUF Brasil 4.

Passados mais de dois meses da seleção, pouco se ouve falar sobre os possíveis nomes selecionados para o programa, nem mesmo sabemos a divisão de pesos que serão os atletas selecionados. Sabe-se apenas que as gravações, diferentemente das 3 edições pretéritas, ocorrerão em Las Vegas.

Os melhores nomes do atual cenário do mixed martial arts do Rio Grande do Sul estiveram presentes, somando-se a eles atletas que buscam no esporte a sua realização pessoal e profissional. Notadamente, o Brasil ainda é um grande formador de lutadores nas mais diversas categorias. Reflexo disso são os diversos títulos conquistados e a quantidade enorme de atletas contratados pelos maiores e melhores evento do planeta, principalmente pelo UFC. Mas, curiosamente, o Rio Grande do Sul tem ficado a margem desse processo, com poucos nomes mostrando a raça farroupilha nos cages internacionais.

Cleiton Foguete em ação no TUF Brasil 2

O nome do gaúcho de maior destaque no cenário mundial é o atual campeão interino dos Pesos Pesados do UFC Fabrício Werdum, único gaúcho atualmente contratado pela organização. No Bellator, temos nomes como Thiago “Minu” Meller, o ex-TUF Brasil 2 Cleiton “Foguete” e Guilherme Viana. Em terras russas, o evento M1 Global possui entre seus atletas Yuri Maia e Luis Fernando “Hulk” Miranda, além de Dimitry Zebrosky no PROFC. Outros dois lutadores gaúchos, com passagem pelo UFC e Bellator, têm participado de eventos internacionais. Diego Nunes e Maiquel Falcão lutam e mostram a qualidade dos atletas nascidos no Estado.

Agora nos resta aguardar a divulgação dos nomes dos lutadores selecionados para a primeira eliminátória do TUF Brasil 4. Com certeza, a bandeira de três cores do RS estará representada nessa quarta edição do reality show do UFC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: