3 Mitos sobre ganhar dinheiro com eventos de MMA

Por Daniel Ruffo

Organizar um evento de MMA não é uma tarefa fácil. Apesar de termos eventos nacionais quase todos os finais de semana, administrar um show de lutas de uma forma minimamente séria exige uma série de esforços que muitos – fãs, atletas, empresários e empresas – por vezes não compreendem. Os assuntos sobre isso são vários, vão desde um bom matchmaker para casar lutas atrativas até a negociação de bolsas, patrocínios e serviços.

Desta vez, nós falaremos aqui sobre três mitos sobre lucratividade de eventos de MMA. Se você organiza eventos, pretende organizar ou vive a rotina de um evento, certamente você se identificará com os pontos do post. E caso não se identifique, preste atenção nos pontos porque de alguma forma eles podem se aplicar ao ritmo que você vive.

Três mitos sobre ganhar dinheiro com eventos de MMA

1 – Dono de evento nada em uma piscina de dinheiro.

Talvez este seja o maior mito e fator para sofrimento de donos de evento quando vão negociar com fornecedores e atletas. Antes de mais nada, é extremamente importante separar o dono do evento da marca do evento. De fato existem donos de eventos que possuem uma excelente condição de vida, mas isso não significa que o evento em si seja a fonte desta situação e nem que a saúde financeira do evento seja das melhores. O dono do evento é uma pessoa: possui a própria história e trajetória. O evento é uma empresa: provavelmente ela é muito recente e isto não significa que ela receba investimento na mesma proporção da riqueza de seu dono – isso quando o dono tiver uma condição excelente de vida. Definitivamente estão todos no mesmo barco: querendo ganhar o máximo investindo o mínimo possível. Então, não confunda a vida do dono de um evento com a vida do evento em si. O evento possui as próprias contas!

BANNERESTRAT 3 mitos sobre ganhar dinheiro com eventos de MMA

2 – Ganhar dinheiro com evento de MMA é algo fácil e rápido.

A grande maioria dos empresários que se aventura na criação de um evento de MMA acreditam que basta conhecer alguns lutadores, aproveitar a facilidade de negociar bolsas com eles, alugar um cage e um ginásio e pronto: o show está garantido e a venda de ingressos dará conta do recado. Este é o maior equivoco que um evento recém-nascido pode cometer. Assim como empresas que patrocinam atletas, é necessário planejamento. O que garante o sucesso de um evento é o trabalho de longo prazo: como fazer para o evento ser conhecido sem depender dos fãs dos atletas que estão no cage? Como gerar autoridade junto à possíveis patrocinadores de forma a fazer com que as parcerias sejam longas ao invés de pontuais? Como tratar atletas, empresários de atletas e treinadores de forma que estes tenham vontade de voltar a lutar em seu evento? Como ganhar credibilidade com fornecedores de serviço como montadores de cage, estruturas de iluminação e som? Como tratar a imprensa de forma que a mídia espontânea do seu evento cresça? Nenhuma das respostas destas perguntas se encontram no dia do show: elas demandam relacionamento. E relacionamento demanda tempo. Pense no longo prazo porque algumas edições podem dar prejuízo, mas com um trabalho de base sólida o futuro pode garantir o retorno.

3 – A rotina do evento é calma e tranquila

Mentira! Desde o início quando se planeja o local e o card do evento, as coisas começam a ficar aceleradas. Pensando em fornecedores, prefeituras/clubes e atletas, você precisa abrir por volta de 20 frentes de negociação diferentes. É claro que algumas delas serão tranquilas, mas além de negociações mais apertadas que envolvem prazos e o dilema do ganha-ganha (para que todos saiam beneficiados), imprevistos acontecem constantemente. Quantas lutas não vemos caindo por lesão, acidentes ou por qualquer outro motivo? Cada cancelamento significa uma crise que você deve administrar muito bem. Nem o UFC está livre deste tipo de risco – até mesmo no dia da pesagem como aconteceu com Renan Barão no UFC 177. Trazendo estes problemas para a realidade do MMA Nacional, os riscos aumentam consideravelmente. Então esteja preparado para lidar com muitos problemas (e aqui mais uma vez um bom planejamento ajuda a conduzí-los melhor).

Conhece algum outro mito desta realidade? Compartilhe com a gente! Trabalha com marcas no esporte, não deixe de conhecer as 5 estratégias para expor sua empresa neste mercado!

Fonte: One Round

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: