
Dia triste para o MMA: Wanderlei anuncia a sua aposentadoria (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC)
Um dos maiores nomes do esporte, o paranaense Wanderlei Silva soltou uma bomba nesta sexta-feira, 19. O Cachorro Louco, usando as redes sociais para contato com seus fãs, anunciou, através de um vídeo, o fim de sua carreira de 20 anos.
No vídeo postado, o ex-campeão dos Pesos Médios do extinto Pride, fez o comunicado e abriu as suas baterias contra a maior organização de MMA do planeta, o UFC.
Com uma carreira de 49 lutas profissionais, Wand obteve 35 vitórias (25 nocautes, 7 decisões e 3 finalizações), 12 derrotas, 1 empate e um No Contest. Sua última luta foi em março de 2013, quando derrotou o inglês Michael Bisping naquele que foi o seu palco principal de sua carreira, o Saitama Super Arena no Japão.
Confira alguns trechos das fortes declarações do Cachorro Louco:
“Vocês não respeitam a gente como lutador, como nada. Jogam o público contra a gente. A única coisa que temos, que nos levanta, que nos suporta, é o público. E acaba que vocês, com suas declarações infames ao nosso respeito, jogam o público contra nós. O que nos sobra? Acabar a carreira, tomar um chute na bunda, ser escrachado pela mídia e ter os fãs contra. Vou viver do que?
É por isso, com muito pesar no meu coração, que hoje é um dia triste para mim. Por que? Porque infelizmente essa organização me tirou a vontade de lutar. Não consigo mais fazer isso, ser tratado dessa maneira por vocês. E hoje, com muito pesar, vim aqui decretar minha retirada dos ringues. A partir de hoje, Wanderlei Silva não luta mais. Porque não tenho um palco digno, onde o atleta seja respeitado.
Em virtude disso, para mim deu. Começaram a jogar meus fãs contra mim, que me acompanham há 20 anos, muito antes desse evento existir, quando eu lutava na mão seca no Brasil. Ajudei a fazer esse esporte. Com meu sangue, com meu suor. Agora vem um bando de almofadinhas querer dizer o que a gente é ou não é? Estão muito enganados.
Agora estou aqui, vou mostrar tudo que fazem de errado com nosso esporte. Carregamos esse evento nas costas, entramos lá, tomamos soco na cara. O mínimo que vocês têm que fazer é nos respeitar. O Silva está se levantando agora! Eu estava triste, chateado com tudo isso, mas os lutadores precisam de voz, de alguém que fale a verdade e eu estou aqui para falar a verdade. O que fizerem de errado eu vou falar e vocês não vão me calar!”
Decididamente, o mundo do MMA fica mais triste e menos emocionante a partir de hoje, quando se confirma o afastamento de um verdadeiro heroi e lenda do mixed martial arts.