MMA é contundência e não violência

Brasileiro Rafael dos Anjos aplicando um high kick em Kamal Shalorus

Por Geraldo Lancetti

Após os acontecimentos deste último sábado quando, milhares de brasileiros viram do aconchego de seus sofás (segurando uma lata de cerveja em uma mão e um pedaço de pizza na outra) o maior de todos os ídolos do MMA mundial, fraturar a perna em uma cena forte e impactante para o gosto da maioria, muitos questionamentos passaram/voltaram a ser feitos, principalmente relacionando este esporte à VIOLÊNCIA.

Para falarmos sobre isso, é importante que definamos algumas verdades absolutas. Que o Mixed Martial Arts é um esporte de contato onde situações como esta podem acontecer a qualquer instante, que existem regras e Comissões Atléticas que condicionam, fiscalizam e chancelam o esporte, que os atletas lutam em comum acordo e se submetem a treinos que lhes transformam em pessoas capazes de suportar situações que seres humanos comuns não suportariam.

Acredito que o grande erro que cometem aqueles que querem defender o MMA é partir da premissa que não é um esporte contundente. Não existe esporte de tamanho nível de contundência e isso é fato, o objetivo do jogo é incapacitar o adversário fisicamente a ponto dele desistir da luta, seja de maneira consciente ou pela perda dos sentidos, não aceitar isso é dar ainda mais munição para os contrários.

Já o maior equívoco de quem critica é empregar a palavra VIOLÊNCIA como sinónimo de tudo o que de negativo possa existir.

Como já mencionado, o esporte é de fato contundente, algumas vezes até sangrento, mas em nada VIOLA os direitos de quem está ali lutando, pois estes o fazem por livre arbítrio e possuem plena ciência dos riscos envolvidos na competição. VIOLÊNCIA pode sim ser utilizada em referência ao MMA quando empregada para substituir os termos, força ou ímpeto. “ – O campeão fez uso de um soco violento e decidiu a luta!” . Mas agora querer apelar e atrelar o termo a boçalidade e selvageria é algo que descredibilita até o mais bem articulado moralista de plantão.

Num país hipócrita por natureza, muitos dos que hoje criticam o MMA, assistiram juntos com seus pais (ou filhos) décadas atrás numa manhã de domingo, um piloto brasileiro morrer AO VIVO, durante uma corrida de F1 e, apesar da comoção nacional na época, não se inflamaram criticando as corridas querendo baní-la da TV ABERTA.

O certo é que o MMA no Brasil irá amadurecer após este ocorrido, haverá sim muito sensacionalismo, políticos querendo se promover à custa da pouca informação do povo, etc. Mas depois disso, certamente o cenário será outro, com pessoas mais conscientes e esclarecidas, um ambiente bem mais apropriado para este que é o Esporte que mais cresce no mundo e está mudando pra melhor a vida de muitos brasileiros que sustentam suas famílias e o sonho de seus compatriotas.

Anúncios

2 Responses to MMA é contundência e não violência

  1. cicero leopoldo da silva disse:

    PRIMEIRAMENTE PARABENIZAR O TRABALHO BELISSIMO QUE NAS GRADES VEM DESENVOLVENDO EM PROL DO ESPORTE DE MMA EM NOSSO ESTADO , E BRASIL ,DANDO ENFASE A ATLETAS E EVENTOS REGIONAIS E DE ALTO PORTE,, SEGUNDO DESEJAR UM FELIZ ANO NOVO CHEIO DE MUITO AMOR PAZ SAUDE E REALIZAÇÕES PEDINDO A DEUS QUE ABENÇOE A TODOS ,,,E DIZER QUE PALMEIRA DAS MISSOES AGORA CONTARÁ APARTIR DO DIA 18 DE JANEIRO COM SUA PRIMEIRA ACADEMIA DE MMA, ,,EM CONJUNTO COM O MESTRE DARCI OLIVEIRA DA TIGER DE POA, PROFESSORES , JEAN E ALENCAR E CIÇO ,ESTAMOS NOS DEDICANDO PARA MOSTRAR AOS ATLETAS A SUBMISSÃO E A DEDICAÇÃO EM SER UM ATLETA E NÃO UM BRIGADOR DE RUA COMO MUITOS ALUNOS FAZEM ENTRAM NAS ACADEMIAS TREINAM 3 OU 4 MESES FAZEM UMA LUVINHA E ACHAM QUE PODEM SAIR BRIGANDO ,,,,,, QUEREMOS ZELAR SEMPRE PELO RESPEITO, CONDUTA SOCIAL E FISICA, CRENÇA , FÉ E MUITA RESPONSABILIDADE , PRINCIPALMENTE COM NOSSOS PROJETOS SOCIAIS COM OS MENORES CARENTES,,,,,PRECISAMOS DE TODO APOIO PRINCIPALMENTE DESTA MARAVILHOSA EQUIPE ,NAS GRADES ,,FIQUEM COM DEUS ..OSSS #CIÇO.. MMA, TRIATHLON DAS ARTES MARCIAIS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: