Afinal, Dana White agiu de forma correta ao banir Rousimar Toquinho?

Dana White bane Rousimar “Toquinho” da organização (Foto: Divulgação/UFC)

Após Dana White ter confirmado a saída de Rousimar “Toquinho” Palhares do Ultimate Fighting Championship em razão do atleta ter tido uma atitude antidesportiva, ao segurar a chave de calcanhar após a sinalização do seu oponente Mike Pierce na última quarta feira em Barueri, o NAS GRADES foi ouvir a opinião de atletas, treinadores e da mídia sobre o decisão do Presidente do UFC sobre o banimento do lutador brasileiro.

Gustavo Finck, presidente da FGAMM e promotor de evento: Falar contra um brasileiro que lutou muito para chegar ao UFC é difícil, mas como empresário e promotor de eventos de MMA, vejo que Dana White agiu corretamente, pois já havia avisado o Toquinho antes de uma possível punição. Cada dia mais buscamos caminhos para profissionalizar o esporte e atitudes como essa não serão aceitas em qualquer evento e para finalizar, eu daria a mesma punição para o atleta.

Vitor Gomes, atleta: Intolerável a atitude do Toquinho na luta. Lamento, mas ele não é mais criança, se tem algum problema psicológico, que se trate. Na minha opinião ele vacilou e entrou na “fila da vacilação” diversas vezes. Pena, pois poderia ter sido uma baita historia de superação.

Vanessa Porto, atleta: Na minha opinião, ele poderia ter dado uma suspensão para o Toquinho. Queira ou não, o Toquinho é um excelente atleta que já lutou várias vezes o UFC e não podemos esquecer ,toda uma carreira feita a longo tempo com muito suor e muita dor! Em fim, cada um tem o seu critério de julgamento.

Márcio Miranda, líder da Elite Thai MMA Team: Eu concordo com a decisão do Dana! Por ele ser reincidente, o adversário continuou batendo por pelo menos mais 3 segundos. Quem conhece o esporte sabe que se a chave está ajustada, é o suficiente para lesionar o colega de trabalho. O fato dele ser uma pessoa ” humilde”, pra mim, não o absolve.

Claudir Dutkevis, atleta: Creio que a atitude do Dana não foi a certa. O Toquinho é o cara mais humilde no mundo do MMA  e não merecia isso. Ele já desceu de categoria para não ser cortado e agora o Dana corta ele do evento, nada justo.

Fernando Farias, atleta: Não concordo. O árbitro central tem que intervir, se o atleta para por conta e o adversário continua, ninguém vai reclamar. Já aconteceu com o ex-treinador do Toquinho Murilo Bustamante no UFC mesmo, onde ele teve que finalizar duas vezes o oponente para ser válido (luta contra Matt Lindland no UFC 37).

Nelson Velasques, atleta e líder da Velasques Team: Creio que ele agiu bem, pois acho que acima de tudo o atleta tem que ter consciência do que está fazendo dentro do octógono.

Jeferson “Batata” Negrini, atleta: Dana agiu certo. Não se trata de um fato isolado, ele já fez isso outra vez e, com o crescimento do esporte, certas atitudes sem controle pegam mal.

Itamar Rosa, atleta: Achei totalmente errada a decisão do Dana White,  acredito que ele deveria ser advertido e não banido. Sou colega de treino dele e treino direto com ele, tenho certeza que ele não fez isso por que quis, mas sim ele é um cara que pega forte. E como nós da Team Nogueira falamos, ele não tem noção da força dele e é um cara de coração enorme.

Wagner Noronha, atleta: Infelizmente, sou obrigado a concordar com Dana White. Esse episódio não foi a primeira vez que ele fez isso e, além disso ele estava voltando de uma punição por doping.

Gabriel Dutra, site Sul MMA: Sinceramente, não tenho como saber o que se passou na cabeça do Toquinho na hora. Ele se defendeu dizendo que quis se certificar que o árbitro tinha visto que o Pierce havia batido para então soltar e não perder a posição. Portanto fica difícil julgar o Toquinho em si, se a atitude mereceu a punição ou não. Entretanto, se o Dana está certo de que foi por maldade, a decisão foi acertada sim. A penalidade tem de ser aplicada para atletas que atentarem contra a integridade física dos companheiros de profissão. Então a penalidade acabou virando demissão, pois Toquinho já era reincidente na mesma falta, e ainda voltava de uma suspensão por doping. Uma pena.

Roberta Paim Rovel, atleta: Não concordo. Não achei que ele segurou muito tempo pra ser tomada essa atitude. O que aconteceu com o Toquinho acontece em muitos eventos por ai de Jiu Jitsu…

Júnior “Shaolin” Rosa, atleta: Apesar de admirar muito o Toquinho, infelizmente concordo com o Dana. Um atleta do nível dele devia dar o exemplo e passar uma boa imagem do esporte. Já havia sido punido uma vez e voltou a repetir. É uma pena, mas Dana tem razão de não deixar passar em branco isso.

Luis “Cabo” de Paula, atleta: Apesar de não ser a primeira vez que o Toquinho demora para solta a chave, acho que a expulsão foi uma decisão muito rígida, mesmo sendo para precaver que isso não ocorra com outros atletas. Talvez uma suspensão por alguns meses fosse mais justo.

Elder Lara, atleta: Concordo com a decisão do Dana White. O Toquinho já é reincidente neste erro, hoje o MMA não comporta essas atitudes. Acha que Dana fez muito bem, infelizmente um atleta brasileiro serve de mau exemplo.

Rafael de Andrade, site Dentro do Octógono: Não concordo. Achei um punição muito pesada. Toquinho merecia, sim, uma suspensão, mas o banimento achei muito severo. O fato de ser reincidente pesou muito na decisão.

André Duarte, líder da ADFT: Não concordo. Na minha opinião, essa atitude do Dana demonstra uma insegurança dele em ter um atleta cascudo como o Toquinho na divisão dos Meio Médios.

Daniel Ruffo, site One Round: Eu acho que foi uma atitude coerente. Ao contrário do que muitos acham, não foi uma atitude que necessariamente considera o Toquinho como mau-caráter. Ele foi alertado uma vez, onde foi suspenso. Agora veio o corte. Talvez o fato de ser uma finalização com alto potencial pra lesionar o adversário de forma grave tenha contribuído para o banimento. No fim, acho que foi correto.

Dimitry Zebroski, atleta: Por não ser a primeira vez que o Toquinho se envolve nessa situação, concordo com o Dana. Mas como o esporte vem crescendo, esse tipo de atitude tem que ser punida.

Rafael Ghilosso, líder da Sombra Team: Acredito que o esporte não tem mais espaço para esse tipo de atitude. Mas banir talvez tenha sido uma atitude forte demais.

Anúncios

5 Responses to Afinal, Dana White agiu de forma correta ao banir Rousimar Toquinho?

  1. rafael disse:

    todos esquecem que estão falando de toquinho, aquele que parou de bater no seu oponente mesmo antes de o juiz ordenar que pare, pois viu q o atleta já estava entregue, diferente de vários outros que continuam “martelando” o rosto do adversário já apagado.Quem treina sabe que as chaves de pé, não pegam instantaneamente, por isso se fica mais tempo na posição, alem de mesmo quando se larga, vc esta enrolado com o adversário, por isso demora mais para perceber-se que já soltou. Dana white mesmo sendo um baita presidente para a organização, colocou o MMA no seu lugar merecido, adora fazer dessas para pagar de bom moço, com a morte do atleta Feijão, a mídia inteira caiu sobre o MMA sua violência e as perdas de peso, a organização faria qualquer coisa para mostrar que o esporte é seguro e bem controlado, dessas vez usaram toquinho de bode expiatório…

    • Fernando Guedes disse:

      concordo com você, e outra por que? a FDP do Chael Sonen não foi banido também quando falou do Brasil e insultou a todos em nosso pais? e e todas as besteiras mais que falou. Nada justa a decisão do Dana White.

    • bernardon disse:

      Excelente comentário, Rafael

  2. Esta correto sim,nós competidores de mma temos que ser profissionais em que fazemos, temos que ter respeito com o nosso adversário sempre.

  3. DanaWhite é marketeiro e controlador extremo !! Qualquer atleta que nao seguir suas ordens ( marmeladas e afins ) estara sempre a sombra da demissao !! O esporte que conheci no final dos anos 90 ja acabou faz muito tempo . Toquinho é um lutador casca grossa excelente lutador de jiujitsu , mas esta sempre sendo avaliado por juizes de westler e boxe …mas disso Dana nem se lembra né…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: